O comprimento da concha do molusco é de 2 a 12 cm. A estrutura da concha pode diferir em indivíduos diferentes, por exemplo, ser lisa ou acicular. Esta criatura incomum é conhecida nos círculos dos aquaristas sob vários nomes: "Caracol de Darwin", "coelho laranja", "cabeça de laranja", "Caracol Tilo".
Ao manter um caracol tylomelania, um indivíduo precisará de pelo menos 10-15 litros de água. Os limites de temperatura recomendados são 27-30 graus, idealmente 28 graus. É importante respeitar a dureza média da água. Se este parâmetro for excedido, o molusco ficará passivo e poderá hibernar, e água muito mole provocará a destruição da concha.
Prepare o solo antes de colocar o caracol no tanque. Coloque folhas, troncos e pedras no fundo que lembrarão as pessoas de rochas naturais. A gruta permitirá que os animais de estimação se escondam da luz forte, que esses moluscos não suportam e, portanto, raramente rastejam para o espaço iluminado. Escolha o próprio solo arenoso ou argiloso.
Os caracóis são vivíparos, dando à luz juvenis completamente formados com cerca de 3mm. Cada tylomelania dará à luz um juvenil, sensivelmente de 2-3 em 2-3 semanas. O seu desenvolvimento é suficientemente longo: aproximadamente de 1,5cm nos primeiros 3 meses. Por isso não são caracóis que consigam vir a representar uma praga.