Yunnanilus sp. rosy - Physoschistura Mango

Temporariamente fora de stock

Notificar quando disponível
Excelentes comedores de algas filamentosas.

O género Yunnanilus compreende um número comparativamente elevado de espécies: 30 espécies são atualmente reconhecidas como válidas, mas há certamente muito mais espécies. As espécies mais conhecidas têm uma área de distribuição muito pequena. Se você perceber que apenas uma pequena parte das águas na área do gênero já foi objeto de levantamento científico, fica claro que muitas espécies ainda permanecem desconhecidas.
 
No hobby até agora são conhecidas três espécies. Dois deles também são conhecidos pela ciência, enquanto o terceiro representa uma espécie não descrita. Este último é objeto desta nota: Yunnanilus sp. “Rosa”. Esta pequena espécie pertence à menor espécie de botia conhecida até agora. Quase nunca ultrapassa os 3 cm. Apresenta um comportamento muito incomum, em comparação com outras botias. Não é um habitante do fundo, mas prefere nadar em cardumes em águas abertas. Apenas para levar comida ou para descansar (de preferência numa espécie de mirante) afunda no chão.
 
Outra característica muito especial deste gênero de botia merece destaque: os membros desenvolvem um forte dicromatismo sexual. Isso significa que machos e fêmeas têm coloração diferente. No caso de Yunnanilus sp. “Rosa” a cor básica do macho é marfim-esbranquiçada, e a fêmea tem uma coloração básica laranja-rosada muito bonita.
 
Esta espécie anã é completamente pacífica. É coletado na mesma área da Birmânia onde a Galaxy rasbora (Celestichthys margaritatus) é coletada. Isto significa que às vezes gostam de temperaturas mais frias (16-20°C no inverno, 22-26°C no verão). Na natureza, a água é medianamente dura e neutra (pH 7,6). No entanto, os peixes revelaram-se pouco exigentes neste aspecto no aquário.
Procurar nesta categoria: Peixes de Limpeza